Total Crédito Brasil
Somos um site especializado em finanças, oferecendo informações atualizadas sobre crédito, cartões de crédito, instituições bancárias, fintechs e benefícios sociais.

Novo GOLPE do CARTÃO DE CRÉDITO ganhou força essa semana e fez milhares de vítimas em todo o Brasil; veja como se proteger e não correr riscos

Durante a pandemia da Covid-19, a tecnologia de pagamento por aproximação nos cartões ganhou popularidade como um método para minimizar o contato físico e, consequentemente, o risco de contaminação por um vírus então desconhecido.

VISA INFORMA CLIENTES sobre FIM da parceria e alerta sobre as mudanças nos benefícios para o futuro e mudanças no Cartão de Crédito Visa

Evitar o toque em objetos manuseados por outras pessoas se tornou uma prática comum, porém essa modalidade de pagamento não está isenta de riscos de segurança, sendo susceptível ao chamado “golpe da maquininha”. Entenda como se proteger.

Após golpe em pagamentos por aproximação, o que fazer?

-

  • Bloqueie o cartão imediatamente;
  • Solicite o cancelamento das transações não autorizadas;
  • Registre um boletim de ocorrência;
  • Peça a emissão de um novo cartão e adote medidas de segurança reforçadas para prevenir futuros golpes.

O golpe da maquininha ocorre quando um valor é inserido no dispositivo de pagamento e o cartão de outra pessoa é aproximado sem seu consentimento, podendo este estar ainda na bolsa, no bolso traseiro ou mesmo ter sido furtado. Dado que transações por aproximação frequentemente não requerem senha, o valor pode ser debitado da conta da vítima sem que esta se dê conta, até que seja tarde demais.

-

O pagamento por aproximação pode ser efetuado utilizando-se cartões de débito ou crédito equipados com a tecnologia necessária, ou por meio de dispositivos como smartphones, smartwatches ou pulseiras que suportem NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade).

Como se proteger do GOLPE do CARTÃO DE CRÉDITO por aproximação?

Para minimizar os riscos associados aos golpes em pagamentos por aproximação, os usuários no Brasil podem adotar várias medidas preventivas. Entre as mais eficazes, destacam-se:

-

  1. Definição de um valor máximo para transações por aproximação: Os clientes podem configurar um limite máximo para os pagamentos realizados por esta modalidade. Esta medida pode reduzir a gravidade dos prejuízos, embora não previna completamente o furto de pequenos montantes.
  2. Utilização do pagamento por aproximação via dispositivos móveis: Optar por efetuar pagamentos através de celulares oferece uma camada adicional de segurança, visto que a transação só é autorizada se o dispositivo estiver desbloqueado, independentemente do valor da compra. Assim, é possível deixar o cartão físico em casa e utilizar apenas o celular para pagamentos.
  3. Proteção física do cartão de crédito: Para aqueles preocupados com a segurança enquanto transitam em locais públicos, uma solução prática é envolver o cartão de crédito em papel alumínio. Essa barreira física impede a transmissão de sinais entre o cartão e dispositivos de pagamento por aproximação, bloqueando transações não autorizadas.