Total Crédito Brasil
Somos um site especializado em finanças, oferecendo informações atualizadas sobre crédito, cartões de crédito, instituições bancárias, fintechs e benefícios sociais.

MARTELO BATIDO: INSS aprova APOSENTADORIA com 55 ANOS. Se você tem 55 anos ou mais, pode se APOSENTAR HOJE

Durante uma sessão na Câmara dos Deputados, discute-se um projeto de lei que propõe a diminuição da idade mínima para aposentadoria de trabalhadores no Brasil para 55 anos. Essa medida visa beneficiar determinados grupos específicos.

Idosos do INSS com 61, 62, 63, 64, 65 e mais anos, ganham RENDA EXTRA

A alteração será implementada no âmbito da Reforma da Previdência, especificamente em relação à aposentadoria especial. Desta forma, afetará trabalhadores expostos a agentes químicos, físicos e biológicos nocivos à saúde.

Quem pode se aposentar com 55 anos?

A aposentadoria especial é concedida exclusivamente a trabalhadores que estão expostos a condições de trabalho arriscadas ou insalubres. Para esses indivíduos, já é permitida a opção de aposentadoria antecipada. No entanto, a duração da antecipação permitida pelo INSS varia conforme o grau de exposição aos riscos da profissão.

Para obter o benefício, é essencial que o trabalhador demonstre ter sido exposto aos riscos por um período de 15, 20 ou 25 anos de contribuição à Previdência Social. Atualmente, a aposentadoria especial só é concedida a partir dos 60 anos para determinados grupos.

-

Contudo, o projeto de lei em análise propõe que a idade para a concessão deste benefício seja reduzida para 55 anos. Importante salientar que esta medida ainda necessita passar por diversas comissões da Câmara dos Deputados antes de ser votada em plenário. Após aprovação na Câmara, o projeto será enviado ao Senado e, se aprovado, encaminhado para sanção do presidente Lula, momento em que entrará em vigor.