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SAIU AGORA (07/05) Na mira da justiça, NUBANK tem contas BLOQUEADAS

O Nubank, uma das instituições bancárias digitais líderes no Brasil, tem se deparado recentemente com algumas controvérsias jurídicas decorrentes de ações movidas por seus clientes. Essas contendas legais evidenciam os desafios que as entidades financeiras modernas enfrentam ao gerir uma vasta base de usuários que depositam sua confiança em seus serviços.

Nubank ACABOU DE LIBERAR R$ 5.000 de limite para clientes que utilizam Cartão de Crédito do Nubank, veja como fazer!

Analisaremos os principais litígios nos quais o Nubank foi alvo, as consequências para a empresa e as lições que podem ser aprendidas a partir desses eventos.

Contas do Nubank estão sendo bloqueadas

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Uma das ações judiciais mais proeminentes envolvendo o Nubank refere-se ao bloqueio da conta de um de seus clientes. Segundo informações divulgadas, o banco foi condenado a compensar o correntista por manter sua conta bloqueada por um período de 38 dias.

Esta deficiência na prestação do serviço acarretou em transtornos significativos para o cliente, impossibilitando-o de efetuar pagamentos durante este período.

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O juiz encarregado do caso, Luis Eduardo Yatsuda Arima, destacou que o montante inicial da compensação, no valor de R$ 776, mostrou-se insuficiente diante dos danos suportados pelo cliente. Consequentemente, o colegiado decidiu fixar a compensação em R$ 4 mil, além da restituição dos R$ 776 anteriormente determinados.

Cobrança indevida de taxas

Outra instância envolvendo o Nubank diz respeito à cobrança indevida de taxas e multas em uma fatura de cartão de crédito. Conforme relatado pelo cliente, o banco impôs encargos relativos ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e juros, mesmo após o bloqueio da conta.

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O Tribunal considerou essa cobrança como irregular, pois o cliente não tinha capacidade de efetuar os pagamentos durante o período de bloqueio da conta. Consequentemente, o Nubank foi ordenado a restituir os valores cobrados indevidamente.

Essa decisão sublinha a urgência de o Nubank melhorar seus procedimentos internos e de cobrança, a fim de evitar cenários nos quais os clientes sejam prejudicados por equívocos da instituição. A reputação do banco pode ser prejudicada, resultando em uma desconfiança maior por parte dos usuários.