FGTSSaque-aniversário

Cancelar Saque-aniversário: Passo a passo para voltar a receber o saque-rescisão do FGTS

Como reativar o saque-rescisão e cancelar o saque-aniversário do FGTS? Esse é um questionamento comum entre trabalhadores brasileiros. Nossa equipe reuniu informações essenciais para esclarecer as regras do Fundo de Garantia, visando auxiliar na compreensão dos seus direitos. Veja mais detalhes a seguir.

A opção de saque-aniversário permite aos trabalhadores retirar anualmente uma parte do FGTS. Apesar de proporcionar um adiantamento financeiro, essa escolha pode não ser a mais benéfica para todos.

Optar pelo saque-aniversário significa renunciar ao direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão. Assim, o trabalhador perde a possibilidade de acessar um recurso financeiro significativo em um momento de necessidade.

Guia completo para cancelar o saque-aniversário do FGTS

Cancelar o saque-aniversário do FGTS e voltar para o saque-rescisão é possível, mas a mudança não ocorre de imediato. O trabalhador deve aguardar 25 meses após a solicitação para que a alteração seja efetivada. Para realizar essa mudança, siga os passos:

  1. Acesse o aplicativo FGTS;
  2. Selecione “Saque-aniversário do FGTS”;
  3. Escolha “Modalidade saque-rescisão” em “Escolher sistemática de saque”;
  4. Leia o aviso na tela seguinte e confirme a alteração clicando em “Sim”

Regras e novas condições para receber o saque-rescisão

Para voltar ao saque-rescisão do FGTS, o processo só será efetivado a partir do primeiro dia do 25º mês após a solicitação. Por exemplo, se um trabalhador cancela o saque-aniversário em 05/05/2024, a mudança será válida a partir de 1º de junho de 2026.

-

Cancelar Saque-aniversário Passo a passo para voltar a receber o saque-rescisão do FGTS

Durante esse período de espera, o trabalhador ainda receberá os valores correspondentes ao saque-aniversário, até que a opção pelo saque-rescisão seja restabelecida. O saque-rescisão, acessível em casos de demissão sem justa causa, permite o saque integral do saldo do FGTS, somando os depósitos feitos pelo empregador e os rendimentos.

Essa operação pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas, ou pelo aplicativo FGTS, proporcionando ao trabalhador um suporte financeiro significativo em momentos de transição profissional.

William Tormen

Ao longo da minha trajetória profissional, me dediquei à especialização em conteúdo para Google News e Discover, acumulando mais de 18 anos de experiência nesse segmento. Na minha jornada, ascendi à posição de CEO de uma Agência Digital e me tornei sócio em outras agências,… Mais »