Veja QUANDO você vai receber a Restituição do Imposto de Renda 2024! Calendário e cronogramas atualizados para o 4° lote do IR 24

Na quarta-feira (31), a Receita Federal anunciou a liberação de mais um lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024, beneficiando mais de 5 milhões de contribuintes em todo o país. O valor total das restituições chega a aproximadamente R$ 8,5 bilhões. Devido à recente catástrofe climática no Rio Grande do Sul, 54 mil contribuintes dessa região receberam prioridade no pagamento.

Essa ação da Receita Federal é uma medida importante para apoiar os afetados pela tragédia e garantir que recebam suas restituições de forma rápida e eficiente.

Quem está entre os beneficiados para receber?

A Receita Federal liberou mais um lote de restituições do Imposto de Renda 2024, contemplando diversos grupos de contribuintes:

  • 14.756 idosos com mais de 80 anos
  • 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 9.672 pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave
  • 34.014 professores cuja principal fonte de renda é o magistério
  • 5.711.130 contribuintes que não têm prioridade legal, mas foram priorizados por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber via PIX
  • 54.241 contribuintes do Rio Grande do Sul com prioridade devido à situação de emergência

Além disso, 172.719 contribuintes que não se enquadram nos grupos prioritários também receberão a restituição neste lote. A liberação desse montante reforça o compromisso da Receita Federal em agilizar o pagamento das restituições, especialmente em situações de emergência.

-

Datas de pagamentos da restituição do IR 2024

  • Quarto lote: 30 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro

Como Garantir Sua Restituição do Imposto de Renda 2024

1. Verifique se a Declaração Caiu na Malha Fina

-

Se a sua declaração foi retida pela Receita Federal, será necessário regularizá-la para receber a restituição. Acesse a opção “Declaração retificadora” no Programa Gerador de Declaração (PGD) ou pelo aplicativo, informando o número do recibo da declaração que precisa ser corrigida.

2. Cheque Seus Dados Bancários

Erros no código do banco, número da agência ou conta corrente podem impedir o pagamento. Verifique se a conta informada é a do titular da declaração e, se optou pelo pagamento via PIX, que a chave seja o CPF do titular. Corrija qualquer erro no Portal e-CAC.

3. Verifique a Existência da Conta Informada

-

Se a conta bancária não existir mais, o pagamento não será realizado, mas os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Você pode reagendar o crédito pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB. Também é possível solicitar o resgate pelo Portal e-CAC, acessando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Garanta que todos os detalhes estejam corretos para evitar atrasos no recebimento da sua restituição.

William Tormen

Ao longo da minha trajetória profissional, me dediquei à especialização em conteúdo para Google News e Discover, acumulando mais de 18 anos de experiência nesse segmento. Na minha jornada, ascendi à posição de CEO de uma Agência Digital e me tornei sócio em outras agências,… Mais »