Total Crédito Brasil
Somos um site especializado em finanças, oferecendo informações atualizadas sobre crédito, cartões de crédito, instituições bancárias, fintechs e benefícios sociais.

CALENDÁRIO ATUALIZADO HOJE (10/05): pagamento de MAIO do INSS conta com NOVIDADES, confira quais são as NOVAS atualizações

Os destinatários aguardam ansiosamente o próximo desembolso da segunda parcela, juntamente com outros benefícios previstos para o mês de maio. Detalhes adicionais estão disponíveis aqui.

INSS atualiza CALENDÁRIO do 13º Salário e aposentados ficam preocupados com nova decisão

Recentemente, o governo federal deliberou antecipar o pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esta iniciativa resultou na liberação da primeira metade do 13º salário nos meses de abril e maio, representando um aporte de R$ 33,68 bilhões na economia nacional.

Consequentemente, diversos beneficiários estão aguardando o próximo desembolso da segunda parcela, juntamente com outros benefícios programados para os meses de maio e junho. Mais informações seguirão abaixo.

Como consultar informações sobre o pagamento

-

Os beneficiários têm a possibilidade de acessar o número do seu cartão de benefício através do site ou do aplicativo Meu INSS, o qual está disponível para dispositivos Android e iOS. Para ter acesso a essas informações, é necessário realizar o login utilizando uma conta Gov.br.

Ademais, dados podem ser obtidos por meio do serviço Extrato de Pagamento, acessível na plataforma online. Outra alternativa é contatar a central telefônica 135, em operação de segunda a sábado, das 7h às 22h, para atendimento ao público.

-

Tais iniciativas são direcionadas a facilitar o acesso às informações, assegurando que os beneficiários possam planejar suas finanças de forma antecipada e eficaz, especialmente tendo em vista pagamentos relevantes, como os referentes ao 13º salário.

Elegibilidade para o 13º Salário do INSS

Os beneficiários do 13º salário englobam aposentados, pensionistas e indivíduos que recebem benefícios temporários, tais como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte e auxílio-reclusão, durante o ano de 2024.

O montante do 13º é calculado proporcionalmente ao período de recebimento do benefício para aqueles nas categorias temporárias. Ademais, os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, o qual é pago junto com a última parcela do salário-maternidade.

É relevante destacar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não abarca o 13º, deixando de fora idosos e pessoas com deficiência que recebem esse benefício específico, sem direito a qualquer parcela adicional.

Pagamentos Do INSS De Maio

A disposição dos pagamentos segue a ordem do número final do cartão de benefício, excluindo-se o último dígito verificador, também denominado Número de Identificação Social (NIS).

Os beneficiários iniciaram o recebimento dessas quantias concomitantemente aos pagamentos regulares de abril, efetuados no período compreendido entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

A continuidade dos pagamentos será direcionada aos beneficiários cujos benefícios encerram-se em diferentes dígitos finais, seguindo uma ordem diária, iniciando-se com aqueles cujos benefícios terminam em 1, e assim sucessivamente, priorizando inicialmente os que recebem até um salário mínimo vigente, atualmente estipulado em R$1.412.

A segunda parcela do 13º está agendada para ser depositada simultaneamente aos benefícios regulares de maio, com os créditos sendo efetuados entre o fim de maio e o começo de junho. Consulte as datas no calendário subsequente!